5 Dicas para fazer uma Carne Louca de Panela de Pressão deliciosa

Você já ouviu falar da Carne Louca de Panela de Pressão? Essa é uma receita típica brasileira, que consiste em cozinhar uma peça de carne na pressão até que ela fique bem macia e desfiada, e depois temperá-la com cebola, alho, pimentão, vinagre e outros ingredientes.

A Carne Louca pode ser servida como recheio de sanduíches, salgados, tortas ou acompanhada de arroz, farofa, salada e o que mais você quiser. É uma ótima opção para aproveitar sobras de carne ou para preparar um lanche rápido e saboroso para a família ou os amigos.

Neste artigo, vamos te dar 5 dicas para fazer uma Carne Louca de Panela de Pressão deliciosa, que vai deixar todo mundo com água na boca. Confira!

Escolha a carne certa

A primeira dica é escolher a carne certa para fazer a Carne Louca. Você pode usar qualquer tipo de carne bovina que seja macia e tenha pouca gordura, como coxão mole, lagarto, acém ou patinho. Evite carnes muito duras ou com nervos, pois elas podem demorar mais para cozinhar e não desfiar facilmente. O ideal é cortar a carne em pedaços médios, para que ela cozinhe por igual e fique mais fácil de desfiar depois.

Sele a carne antes de cozinhar

A segunda dica é selar a carne antes de cozinhar na panela de pressão. Selar significa dourar a carne por fora em uma panela quente com um pouco de óleo ou azeite, virando-a de todos os lados. Esse processo ajuda a formar uma crosta na superfície da carne, que preserva os sucos e os sabores internos. Além disso, ao selar a carne, você aproveita o fundo da panela, que fica com os resíduos da carne e do tempero, para fazer um molho mais encorpado e saboroso.

Use vinagre e cerveja no cozimento

A terceira dica é usar vinagre e cerveja no cozimento da carne na panela de pressão. O vinagre ajuda a realçar o sabor da carne e a deixá-la mais macia, pois ele age como um amaciante natural. Você pode usar vinagre de vinho branco, de maçã ou de sua preferência. A cerveja também contribui para o sabor e a maciez da carne, além de dar uma cor mais bonita ao molho. Você pode usar cerveja preta, clara ou sem álcool. Basta adicionar esses ingredientes à água fervente que vai cobrir a carne na panela de pressão, junto com folhas de louro, alho e sal.

Refogue os legumes separadamente

A quarta dica é refogar os legumes separadamente da carne. Os legumes mais usados na Carne Louca são cebola, alho e pimentão, mas você pode variar de acordo com o seu gosto ou o que tiver na geladeira. O segredo é refogá-los em uma frigideira à parte, com um pouco de azeite, sal e pimenta-do-reino. Assim, eles ficam mais crocantes e não desmancham na panela de pressão. Uma dica extra é tostar os pimentões direto na chama do fogão, deixá-los defumar em uma tigela coberta com plástico filme e depois retirar as partes queimadas da casca e as sementes. Isso dá um sabor defumado e adocicado aos pimentões.

Misture a carne desfiada com o molho frio

A quinta e última dica é misturar a carne desfiada com o molho frio. Depois que a carne estiver cozida na panela de pressão, desfie-a com a ajuda de dois garfos e reserve. Coe o caldo que sobrou na panela e leve-o ao fogo para reduzir e engrossar. Deixe esfriar um pouco e misture com os legumes refogados. Depois, junte a carne desfiada e misture bem. Leve à geladeira para esfriar completamente e deixe a carne absorver os sabores do molho. Quanto mais tempo a carne ficar no molho, mais gostosa ela fica.

A Carne Louca de Panela de Pressão é uma receita fácil, prática e versátil, que pode ser feita com diferentes tipos de carne e legumes. Com as nossas dicas, você vai conseguir fazer uma Carne Louca deliciosa, que vai surpreender a todos. 

Você pode servir a Carne Louca com pão francês, patacones de banana-da-terra, salada verde, arroz branco ou o que mais desejar. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que experimente fazer a Carne Louca em casa. Deixe nos comentários a sua opinião sincera e as suas sugestões. Até a próxima!